Gerenciamento

Servidor SIMET

Sobre o servidor

O servidor de teste do SIMET está disponível para instalação na rede do provedor. Uma instância própria do servidor permite ao provedor que as mediçõs SIMET dos seus clientes sejam feitas contra este servidor local, sem onerar a conexão ao IX.br ou a conexão de trânsito.

Preferência de servidor

Quando o medidor SIMET escolhe o servidor de teste, por padrão é escolhido o servidor do provedor. Caso o provedor tenha mais que uma instância, é selecionada aquela com a menor latência. Já se o provedor não tiver o servidor SIMET a medição será realizada contra o IX.br mais próximo. Em última caso, sem conexão ao IX.br, a medição ocorre contra o servidor SIMET de São Paulo, anunciado na Internet. O usuário pode alterar manualmente a seleção do servidor.

O servidor SIMET une duas funcionalidades:

  • Medições feitas pelo usuário contra este servidor (a medição SIMET).
  • Medições complementares feitas pelo servidor contra o IX.br e sistemas autônomos.

As medições complementares feitas pelo servidor são não-volumétricas. É premissa do SIMET caracterizar a qualidade de Internet como ela é experimentada pelo usuário, atravessando toda rede, incluindo o roteamento de borda. Para isto o servidor de teste realiza medições complementares de latência e de perda de pacotes até o IX.br e sistemas autônomos vizinhos. O servidor SIMET está em constante evolução e recebe periódicamente medições adicionais para entregar ao provedor insights novos no Portal do Sistema Autônomo (PAS).

Requisitos

Requisitos de Hardware

vCPUs dedicadas
  • 4 vCPU por interface de 1 GbE
  • 8 vCPU por interface de 10 GbE
Memória
  • mínimo 8 GiB
  • recomendado 16 GiB
Armazenamento
  • 30 GiB
Interface de rede
  • mínimo 1 GbE
  • recomendado 10 GbE

Recomenda-se atribuir uma interface de rede física dedicada à máquina virtual, usando a configuração PCIe passthrough ou SRIOV. Com interface dedicada o servidor consegue monitorar sua saturação e garantir a correção das medições SIMET.

Endereçamento IP

O servidor requer 1 endereço IPv4 e IPv6 públicos visíveis para:

  • Pelo menos em uma localidade do IX.br
  • AS22548 (NIC.br)
  • Assinantes do provedor
  • Eventuais clientes de trânsito do provedor

Filtros de rede

Recomenda-se que seja retirado o firewall do hypervisor para a máquina virtual do sevidor SIMET pois esta possui firewalls próprias e não necessitando de proteção extra. Entretanto, é responsabilidade do AS a proteção do hypervisor, e defesa contas DDoS ou outros ataques volumétricos. Caso seja colocado firewall no hypervisor para a máquina virtual, segue a tabela de portas necessárias para o funcionamento do servidor SIMET.

PortaProtocolo Fluxo
22TCP Entrada/Saída (AS 22548)
53TCP, UDP Saída
80TCP Entrada/Saída
443TCP Entrada/Saída
862TCP Entrada/Saída
8500 até 8509TCP Entrada/Saída
8600 até 8609TCP Entrada/Saída
21000 até 21199UDP Entrada/Saída
21201TCP Entrada/Saída
33434 até 33498 *UDP Entrada/Saída
sem **ICMP Entrada/Saída

* Para UDP Traceroute. Entrada: gera ICMP port unreachable ou admin host prohibited. Não pode descartar. Saída: não deve ser bloqueado

** ICMP echo request, ICMP echo reply, ICMP TTL exceeded (todas as variantes), outros ICMP

Download

Instalação

  1. Inicie a máquina virtual com a imagem de disco baixada acima.

  2. Selecione a opção “Iniciar configuração”.

    Iniciar configuração
  3. Informe dados do provedor e o local de instalação do servidor SIMET.

    Local de instalação
  4. Escolha com qual nome o servidor será identificado no portal.

    Local de instalação
  5. Selecione a placa de rede usada pela máquina virtual.

    Local de instalação
  6. Configure a interface em IPv4 e IPv6.

    Local de instalação

Após confirmar as configurações, a máquina virtual fará testes de conectividade. Se a conectividade estiver confirmada em IPv4 e IPv6 a instalação está concluida. O servidor será ativado pelo SIMET em até 48 horas.

A partir da instalação o servidor pode ser localizado no Portal do Sistema Autônomo e seu status consultado.

Gerenciamento

Após ativação do servidor, o menu de opções que é visualizado no display da máquina virtual, irá oferecer opções para editar ou para desativar a instância.

Editar

Use a opção Editar para trocar os endereços IP ou mudar demais configurações do servidor.

Desativar

Use a opção Solicitar desativação para deixar de anunciar este servidor SIMET aos seus assinantes. O servidor será removido da lista de servidores e do Portal do Sistema Autônomo. O servidor não receberá mais tráfego.

Deletar

A forma correta de deletar o servidor SIMET é atraváse da função Solicitar destivação. Após este passo é possível remover a máquina virtual no hipervisor. Caso delete a máquina sem antes solicitar a desativação, o servidor constará como dado obsoleto no Portal do Sistema Autônomo.

Monitoramento

O status do servidor pode ser consultado no Portal do Sistema Autônomo. É realizado a cada 1 hora um teste de conectivade entre a sonda e o NIC.br.

Os erros poderão ser relatados:

  • Falha de ping
  • Filtro na porta 8500
  • Filtro na porta 80
  • Filtro na porta 443
  • Filtro na porta 8600
  • Sem conexão com o IX.br

Servidores com erro detectado deixam de ser anunciados aos assinantes do provedor. O servidor será temporariamente removido da lista de servidores e não receberá mais tráfego.

Previous
Usuários