Pular para conteúdo

Atualização do servidor SIMET

Introduzimos no Portal do Sistema Autônomo (PAS) duas novas ferramentas para auxiliar o provedor no suporte técnico prestado aos seus clientes. Venha entender mais sobre a "Atualização em Tempo Real" e o "Histórico de Medições".

O novo servidor

Até então, para ter um servidor SIMET, eram necessárias duas máquinas virtuais (VMs). Isso resultava no consumo de pelo menos 2 endereços IPv4 roteados, além de gerar dúvidas sobre a necessidade de duas VMs.

Nosso novo servidor SIMET é constituído por somente uma máquina virtual (VM). Devido a isso, o provedor pode realizar as medições SIMET dos seus usuários localmente, desde que tenha um endereço IPv4 e um outro IPv6 disponível para o servidor.

A nova máquina virtual realiza as funções que eram divididas entre as VMs. São elas:

  • Medições SIMET, feitas pelo usuário diretamente contra o provedor (Medição local).
  • Medições complementares, feitas pelo servidor contra o IX.br e demais sistemas autônomos.

Mantém-se a premissa que, para instalar o servidor SIMET, o provedor deve aceitar a execução das medições não-volumétricas complementares contra o IX.br e demais sistemas autônomos. {/ Todas as medições estão descritas em https://pas.nic.br/docs/xyz. /} O provedor encontra os resultados destas medições no Portal do Sistema Autônomo (PAS).

Processo de atualização

A partir de agora, com a publicação do novo servidor SIMET, instâncias do antigo servidor serão ignoradas pelos medidores SIMET.

O provedor deve remover as duas máquinas virtuais, usando seu gerenciador de VM. Em seguida, pode-se instanciar a máquina virtual do novo servidor. Na incialização, a VM solicitará a configuração do endereço IPv4 e IPv6 roteável.

Uma vez configurado, o servidor SIMET aparecerá no Portal do Sistema Autônomo (PAS). O provedor pode acompanhar o status da sua ativação, cujo prazo aproximado é de 48h, pelo próprio Portal.

Documentação

Para mais informações, consulte a documentação completa do servidor SIMET.